Open/Close Side Menu
Menu
Search
Close
Search

Prova pública de mestrado em Musicoterapia

 Sons da mente em equilíbrio: 
 musicoterapia na doença mental 

Lic.ª Carolina Rodrigues da Silva Matos

16 fevereiro 2024 • 16H00 - 17H30 • Sala 9F — Universidade Lusíada [Lisboa]

APRESENTAÇÃO


A elaboração do presente relatório enquadra-se na unidade curricular Seminário de Estágio, do 2º ano letivo do Mestrado em Musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa. Descreve o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio curricular, com a duração de . Teve uma duração de oito meses e decorreu no serviço de Psiquiatria do Hospital das Forças Armadas – Pólo de Lisboa.
Durante este período, beneficiaram de acompanhamento musicoterapêutico vinte e nove adultos, oito deles em setting individual e os restantes vinte e um em intervenção grupal.
Os principais objetivos a desenvolver centraram- – se na pessoa, promovendo a consciência de si, dos outros e do meio que o envolve; explorar os seus estados emocionais e formas de comportamento adequadas; estimular a expressão verbal e não verbal, procurando novas formas de comunicação.
Das técnicas existentes, as mais utilizadas foram a improvisação, a escuta musical, a composição e recriação de canções e jogos musicais, que permitiram estabelecer uma relação com o paciente.
Numa fase inicial foram recolhidos dados de avaliação e de progresso terapêutico através da observação direta e indireta, da ficha de avaliação da identidade sonoro-musical, do Inventário Traço-Estado (STAY Forma-Y1; Y-2) e o Beck Depression Inventory-II (BDI-II).
Os resultados obtidos demonstraram um aumento nas competências interpessoais, melhorias na expressão afetivo-emocional e no empoderamento pessoal. A musicoterapia aplicada ás patologias do foro psiquiátrico mostrou-se fundamental em conjunto com o tratamento padrão e em conformidade com uma equipa multidisciplinar. (Carolina Rodrigues da Silva Matos)

PROGRAMA


16 FEVEREIRO 2024 • 16H00 - 17H30 • SALA 9F — UNIVERSIDADE LUSÍADA [LISBOA]
Título Sons da mente em equilíbrio: musicoterapia na doença mental.
MestrandaLic.ª Carolina Rodrigues da Silva Matos
Júri Prof.ª Doutora Túlia Rute Maia Cabrita
Presidente

Prof.ª Doutora Teresa Paula Rodrigues de Oliveira Leite Maurer
Supervisora

Prof.ª Doutora Susana Aurora Gutiérrez Jiménez

Arguente

Organização

Instituto Lusíada de Pós-graduações
Universidade Lusíada

Notícia

img

FOTOGALERIA


PEDIDO DE INFORMAÇÃO


Dr. Fernando Duarte

Instituto Lusíada de Pós-graduações

Rua Junqueira, 188 - 198 • 1349 - 001 Lisboa

Segunda a Sexta:
10H00 - 13H00
14H30 - 18H00

+351 213 611 531

+351 213 638 307

ilpg@lis.ulusiada.pt

N38º 41.880' W009º 11.522'

 

Close
    My location
    1. Search for location
    2. My location
    Back To Top